sábado, 21 de abril de 2012

Trabalho em equipe parte 2

Vantagens do trabalho em equipe

Trabalhos em equipe tendem a ser mais pensados, elaborados e de melhor qualidade, pois é na união de diferentes qualificações técnicas e experiências (know how), que pessoas em torno de objetivos predeterminados concluem projetos dos mais variados possíveis, desde o desenvolvimento de um simples software suporte remoto ao projeto de um satélite. Vantagens como rapidez, agilidade, menores custos unitários e qualidade são facilmente obtidas através de trabalhos em equipe quando pessoas se reúnem em uma webconferência utilizando um programa para acesso remoto.


Todo trabalho em equipe requer de seus participantes as seguintes premissas:

  • Conciliar opiniões adversas sendo paciente;
  • Admitir que outros podem estar com a razão, aceitando as idéias dos participantes;
  • Minimizar conflitos não criticando as idéias dos colaboradores;
  • Saber compartilhar tarefas e responsabilidades;
  • Compartilhar tarefas, mas trabalhar com afinco;
  • Participar e ser solidário aos outros, ajudando-os sempre que possível;
  • Dialogar para que soluções alcançadas sejam sempre agradáveis a todos;
  • Planejar e se organizar para não se perder no projeto;
  • Aceitar opiniões externas à equipe;
  • Aproveite o convívio com os demais.

Trabalho em equipe parte 1

Trabalho em equipe 

Trabalhar em equipe é desenvolver algum projeto ou executar alguma tarefa pela simples reunião online cooperativa de duas ou mais pessoas predispostas a se comportarem de forma respeitosa, cooperativa e criativa, para que objetivos sejam alcançados. O trabalho em equipe é sempre muito mais produtivo e eficaz do que trabalhos individuais, pois a soma de qualificações e experiências é que enriquecem um trabalho em casa.
Trabalhar em equipe requer, de certa forma, comportamentos sociais aceitáveis durante reuniões virtuais e sessões de web conferencing para o melhor aproveitamento dos encontros. Além da rapidez e maior energia focadas num projeto ou tarefa, o trabalho em equipe beneficia tanto aos participantes que se reúnem como os patrocinadores do projeto, pois tais trabalhos tendem a ser muito mais ricos e consistentes. Seguindo o velho ditado de que duas cabeças pensam melhor que uma, trabalhar em equipe pode ser uma experiência muito enriquecedora e gratificante.


Situações indicadas para trabalhos em equipe

Imagine apenas uma pessoa desenvolvendo softwares e vendendo-os no mercado, seria uma tarefa nada fácil e ágil, para isso é que pessoas se unem e se reúnem em torno de grandes projetos que venham a atender milhares de clientes em potencial em uma simples meeting room. Trabalhos em equipe são necessários em toda e qualquer atividade complexa que exija qualificações diferenciadas e aplicadas a um projeto que venha atender a algum objetivo.Em situações de educação a distância e elearning também é muito interessante que as pessoas interajam, para melhorar a experiência de todos do curso online. Separados em grupos eles podem fazer trabalho online utilizando web conferencia no intuito de se comunicarem de maneira mais eficaz.

Sistema desenvolvido para colônia de pescadores

 Desenvolvido em PHP.

 


Desenvolvido pra realização de cadastro simples com fotos.

Análise de sistemas

Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final.
Os seus comportamentos e aplicações são desenvolvidos a partir de soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.
Os profissionais da área geram softwares (programas), que são executados em hardwares (equipamentos) operados por usuários (indivíduos), preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados, dotados de conhecimentos do software e hardware para seu trabalho. A partir de então a análise de sistemas é uma profissão cujas responsabilidades concentram-se na análise do sistema e na administração de sistemas computacionais. Cabe a este profissional parte da organização, implantação e manutenção de aplicativos e redes de computadores, ou seja, o analista de sistemas é o responsável pelo levantamento de informações sobre uma empresa a fim de utilizá-las no desenvolvimento de um sistema para a mesma ou para o levantamento de uma necessidade específica do cliente para desenvolver este programa específico com base nas informações colhidas.
O profissional geralmente possui conhecimento adquirido em faculdades de Sistemas de informação, Ciência da computação, Análise de sistemas, Engenharia da Computação, Processamento de dados e Programação, Informática, ou outras disciplinas similares mas a ausência de restrições para o exercício do cargo permite que profissionais capacitados de outras áreas ou mesmo que não possuem educação superior cumprir este papel nas empresas.

Como é uma ênfase, o foco e o núcleo de trabalho está voltado para o processo de desenvolvimento de software, levando em conta a área tecnológica em que irá auxiliar. O analista de sistemas deve servir como um tradutor entre as necessidades do usuário e o programa a ser desenvolvido pelo programador. Para isto, deve ter conhecimento abrangente da área de negócio na qual o sistema será desenvolvido, a fim de que possa implementar corretamente as regras de negócio.